Nossa experiência e informações para visitar a Trilha do Ribeirão do Itu e suas lindas cachoeiras, em São Sebastião-SP. Caminho foi aberto por povos indígenas antes da ocupação portuguesa, em meio à Mata Atlântica, no litoral norte de São Paulo.

Meu foco era curtir as praias, como a maioria das pessoas que escolhe um destino no litoral, mas fui surpreendida. Pois as cachoeiras da Trilha do Ribeirão do Itu e a própria trilha acabaram sendo o melhor passeio que fiz nessa viagem ao litoral de São Sebastião. E demos muita sorte, já que havia possibilidade de chuva naquele dia, mas ela só veio quando já tínhamos saído da trilha.

Ponte de madeira sobre o Ribeirão, na trilha de São Sebastião.
Na Trilha, pausa em passarela sobre o Ribeirão

Então, a Trilha do Ribeirão do Itu, no Parque Estadual Serra do Mar, Vila de Boiçucanga, nos leva a duas cachoeiras: da Pedra Lisa e Samambaiaçu. Mas durante o percurso, com o total de 1,5 Km margeando o rio, a gente também tem a oportunidade de observar a biodiversidade da Mata Atlântica. Entre os animais que habitam a região estão o Tucano de Bico Verde, o Bugio Ruivo e alguns anfíbios.

Durante nossa visita, ouvimos alguns sons característicos, mas um dos únicos animais que conseguimos ver com certeza foram borboletas azuis. Além disso, tinha algumas rãs, que parecem miniaturas de tão pequenas, camufladas nas pedras da cachoeira do Samambaiaçu. Ainda assim e apesar da dificuldade de acesso no segundo trecho da trilha, o passeio foi incrível! 

Se quiser ajuda para organizar sua viagem a este ou outro destino, pode contar com os serviços da nossa agência, a Embarque40Mais Viagens. Consultoria profissional sem custo adicional. Chame no Whats App!

Cachoeira do Samambaiaçu em São Sebastião

Cachoeira do Samambaiaçu, na Trilha Ribeirão Itu, em São Sebastião-SP.
Cachoeira do Samambaiaçu, em São Sebastião-SP

O percurso total da Trilha até Samambaiaçu, com seus 1,5 Km, leva aproximadamente 50 minutos. Até a cachoeira da Pedra Lisa (1,2 Km), que tem também outra queda denominada Hidromassagem, o acesso é tranquilo e indicado para todos os públicos.

Para alcançar a Samambaiaçu, a maior dessa trilha com cachoeiras em São Sebastião SP, são mais 300 metros apenas, mas bem íngreme. Por isso, é indicado apenas a adultos com bom condicionamento físico, o que não é bem meu caso, mas completei o percurso com dificuldade moderada.

Além disso, a gente se depara com obstáculos como troncos de árvore, erosão, pedras muito escorregadias e degraus altos. Em alguns pontos não há qualquer apoio para as mãos. Por fim, um banho refrescante em águas cristalinas, a contemplação da queda da Samambaiaçu e da mata exuberante ao redor compensam o esforço!

A Trilha do Ribeirão do Itu foi aberta por povos indígenas para chegar ao planalto, antes mesmo da ocupação portuguesa. O Parque Estadual Serra do Mar, criado em 1977, é a maior Unidade de Conservação da Mata Atlântica, com 332 mil ha em 25 cidades paulistas. 

  • Refresco na Cachoeira do Samambaiaçu, na Trilha do Ribeirão do Itu
  • Trecho difícil da Trilha Ribeirão Itu, em Boiçucanga

O acesso à essa trilha e cachoeiras em São Sebastião SP não é cobrado, nem é preciso contratar guia autorizado. Embora contar com um guia local deva ser enriquecedor. De qualquer forma, todo o percurso é bem sinalizado com placas de orientação e informação. Confira, a seguir, algumas dicas. 

Como e quando visitar a trilha do Ribeirão do Itu e cachoeiras em São Sebastião SP

Início da Trilha do Ribeirão do Itu, em São Sebastião-SP
Início da Trilha do Ribeirão do Itu, em São Sebastião-SP

Use calça e camiseta por cima da roupa de banho, boné ou chapéu e tênis antiderrapante; 

Leve água, repelente, protetor solar, toalha, algo leve para comer e sacola para carregar seu lixo; 

Nunca vá sozinho, pois pode precisar de ajuda e lá não chega sinal de celular;

Mas, antes de ir, veja a previsão do tempo: chuvas deixam a trilha mais escorregadia e podem causar trombas d’água e inundações.

COMO CHEGAR: A Trilha do Ribeirão do Itu começa na Rua Guilherme dos Santos (altura do número 265, segundo o Google Maps), na Vila de Boiçucanga. O ideal é ir a pé, de ônibus ou Uber. Se for de carro, tem opção de deixar bem antes ou no Estacionamento do Cícero (no início da trilha), pois nas ruas próximas não é permitido estacionar: pagamos R$ 10 por pessoa, com direito a usar também o banheiro. Mais informações sobre o estacionamento: (12) 997.664.936. 

Se planeja ir à São Sebastião, também deve ser interessar por nosso post completo sobre onde ficar e o que fazer em Boiçucanga! No vídeo, a seguir, um pouco mais dessa experiência na Trilha do Ribeirão do Itu:

Referências

  • A jornalista Michele da Costa é autora das fotos e texto sobre a trilha e cachoeiras em São Sebastião SP (direitos reservados), com informações do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar. Mais informações sobre o Parque: (12) 3863-1707 ou pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br.
  • Essa viagem de Michele e família à Boiçucanga aconteceu em Dezembro de 2019 e foi custeada por elas.