Visitar museus brasileiros sem sair de casa, pela internet, é uma boa opção de entretenimento e enriquecimento cultural. Além disso, permite conhecer um pouco mais desses locais antes de programar uma visita pessoalmente. Confira a seleção e divirta-se!

E foi mesmo por conta do isolamento social, durante a pandemia de coronavírus, que a gente passou a explorar mais essas ferramentas de entretenimento online. Então, descobrir atividades culturais via Internet também acabou se tornando uma boa forma de ampliar nossos conhecimentos.

Por isso, desde o início da pandemia temos visto várias iniciativas de entidades culturais abrindo seus acervos para visitas virtuais. Dessa vez, a sugestão veio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, mas a lista inclui alguns dos principais museus do Brasil!

Visitas virtuais a museus da cidade de São Paulo

Museus brasileiros sem sair de casa: Moema, obra de Victor Meirelles
Moema (1866), Victor Meirelles, no MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), na cidade de São Paulo, é um dos mais importantes do mundo. A arquitetura do prédio, projetado por Lina Bo Bardi, já é um grande atrativo. Ao mesmo tempo, também guarda em seu interior um rico acervo, com mais de nove mil obras, entre pinturas, esculturas e objetos.

No MASP é possível encontrar obras de Cézanne, Delacroix, Modigliani, Renoir, Picasso e Tarsila do Amaral, entre tantos outros grandes artistas. Além disso, artefatos de vários períodos da história mundial. Já estive lá pessoalmente e posso dizer que o tour virtual do MASP é bem realístico.

E se já quiser programar uma visita pessoalmente, vale conferir como obter acesso gratuito ao MASP.

Mas um outro museu interessante em São Paulo que dá para acessar parte de seu acervo online é o Afro Brasil. A publicação sobre o Museu Afro Brasil também traz todos os detalhes para programar sua visita, quando possível.

Museus em Campos do Jordão e na baixada para visitar sem sair de casa

Museus brasileiros sem sair de casa: Museu eticia Leirner, Campos do Jordão
Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão-SP

Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, há o Museu Felícia Leirner e seu auditório, o Claudio Santoro. Mas o mais interessante desse tour é poder passear em 360 graus por esse belo cenário natural em meio às obras da escultora Felícia Leirner.

Contudo, se planeja visitar a cidade, veja também as dicas da colega Cecília Beu, do blog Viajante Econômica, sobre o que fazer em Campos do Jordão no Verão.

Já entre os museus da Baixada, dá para fazer um tour virtual pelo Museu do Café de Santos, que fica no charmoso centro histórico da cidade. Além disso, boa parte da história da riqueza e cultura do café passou por esse prédio, que é bem preservado.

Veja também museus no interior de SP sem sair de casa

Museus brasileiros sem sair de casa: Museu Casa de Portinari, em Brodowski
Ateliê de Portinari pode ser visitado pela Internet

A oeste de São Paulo, em Tupã, estão reservas indígenas de várias culturas, entre elas a Kaingangue e a Krenak. Por isso, a cidade abriga o Museu Índia Vanuíre, que relembra a saga e os conflitos envolvendo colonos e indígenas no início do século XX. Esse tour virtual do Museu Índia Vanuíre promete, hein!

Lá em Brodowski, a 336,7 km da capital paulista, terra natal do pintor Cândido Mariano Portinari, está o Museu Casa de Portinari. O artista nasceu e viveu no local, por isso, além de objetos pessoais, lá estão pinturas e desenhos dele. Então, que tal ver tudo isso em uma visita em 360 graus na Casa de Portinari?

Visite outros museus brasileiros sem sair de casa

Obra no site do Museu Nacional de Belas Artes do Rio
Site do MNBA, no Rio, nos permite explorar obras de onze coleções

Mas ainda há vários outros museus brasileiros que a gente pode espiar virtualmente, como o Instituto Ricardo Brennand (IRB), em Recife-PE, eleito o melhor museu da América do Sul. A entidade possui acervo de arte medieval, a maior coleção de obras do pintor holandês Franz Post (do período do Brasil Holandês) e obras modernas.

Outro que merece uma visita virtual é o Museu Nacional de Belas Artes, que fica na Cinelândia, Rio de Janeiro, próximo à Biblioteca Nacional e ao Teatro Municipal. Isso porque seu acervo, iniciado em 1816, é considerado hoje uma das mais significativas coleções de arte do País. São mais de vinte mil obras, do Brasil e de outros países, divididas em onze coleções.

Então, lá nas Minas Gerais tem o Instituto Inhotim, considerado um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e o maior museu a céu aberto do mundo. Fica em Brumadinho, dentro de uma área de Mata Atlântica.

No acervo, obras de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti, entre muitos outros mestres consagrados. O tour virtual do Inhotim está disponível no Google Arts. Aliás, essa plataforma do Google nos permite visitar centenas de museus em todo o mundo (em Inglês). Descubra!

✈️Quer auxílio profissional para planejar sua próxima viagem? Pode contar com a consultoria personalizada da nossa agência, a Embarque40Mais Viagens. Desde a escolha do destino, hospedagem, passagens aéreas e passeios, até um roteiro exclusivo! ☎️(19) 988.380.781. WhatsApp. agencia@embarque40mais.com. Cadastur: 29.325.163/0001-26.

Referências:

  • Texto editado com informações da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e das instituições responsáveis, disponíveis nos sites oficiais em 28/03/2020.
  • Fotos exterior do MASP e quadro “Moema” de Michele da Costa (direitos reservados). Demais imagens da Secretaria Estadual e prints dos sites das instituições.