Atrações culturais gratuitas na internet durante o isolamento social vão desde exposições de arte até apresentações ao vivo de música e teatro, com grandes artistas brasileiros. Então, confira as dicas e aproveite!

Graças à tecnologia, o distanciamento provocado pela pandemia do novo coronavírus não precisa ser sinônimo de tédio e solidão. Portanto, da segurança de nossas casas podemos ter acesso a um grande leque de atividades culturais.

Apesar da distância, nesses eventos online também é possível interagir com outros expectadores e às vezes com o artista também. Além disso, quase sempre o acesso a essas atividades é gratuito.

Um bom exemplo é a iniciativa do Sesc São Paulo, que desde o dia 19 de Abril oferece gratuitamente live shows musicais e apresentações teatrais. Então, os shows são transmitidos ao vivo pelos canais do Sesc SP no YouTube, Instagram (@sescaovivo) e Facebook (@sescsp).

Mas fique tranquilo, que fica tudo gravado pra gente assistir quando quiser! E tem shows de grandes músicos, como Zeca Baleiro, Paulo Miklos, João Bosco, Zélia Duncan, o rapper Rael, Mônica Salmaso e Teco Cardoso.

✈️Quer auxílio profissional para planejar sua próxima viagem? Pode contar com a consultoria personalizada da nossa agência, a Embarque40Mais Viagens. Desde a escolha do destino, hospedagem, passagens aéreas e passeios, até um roteiro exclusivo! ☎️(19) 988.380.781. WhatsApp. agencia@embarque40mais.com. Cadastur: 29.325.163/0001-26.

Live shows do Sesc são atrações culturais gratuitas

Atrações culturais gratuitas online têm caráter intimista
Mônica Salmaso e Teco e seus arranjos encantadores. Foto: Claus Lehmann

A programação de lives musicais do Sesc é atualizada semanalmente. Então podemos conferir as novidades pelas redes sociais, pelo Portal do Sesc ou no canal do Sesc no YouTube.

Os shows começam sempre às 19h, com duração de 40 minutos a uma hora. O primeiro show, do Zeca Baleiro (19/04), teve mais de 128 mil visualizações.

Eu assisti ao show do Paulo Miklos (foto destacada) e gostei muito! Embora assistir uma atração cultural na internet não tenha aquela energia do show presencial, a simplicidade de ver os músicos em seus espaços, quase sempre suas casas, dá um caráter intimista.

Pois é, em alguns momentos, podemos ter a sensação de que estamos a ter um show exclusivo! Rs.

Muito mais atrações culturais gratuitas na internet

Além dos shows de música ao vivo, o Sesc também disponibiliza gratuitamente grande variedade de conteúdo cultural no portal Sesc Digital! Na categoria Teatro, por exemplo, a gente pode ver documentários, publicações e podcasts.

Sobre as apresentações teatrais, fiz um post especial com sugestões de teatro online grátis para toda a família!

Mas no Sesc Digital tem mais um tanto de coisa boa, como documentários na íntegra e exposições de artes visuais. Um bom exemplo é Gente do Benim- Gente do Brasil, da coleção de fotografias do Tropenmuseum, de Amsterdam.

Para interagir: Obras do @masp inspiram desenhos

pintura de menino com chapéu e blusa azul
“O escolar”, de Van Gogh (1888), inspira desenhos via Instagram

O Instagram é a principal rede social escolhida pelo MASP para interagir com o público nessa quarentena. Assim, todas as segundas-feiras, desde 27/4, o @masp indica uma obra do seu acervo para servir de inspiração para crianças e adultos desenharem. 

Contudo, quem quiser participar do desafio, deverá publicar seus desenhos no Instagram marcando o perfil @masp e usando #maspdesenhosemcasa. Então, aos domingos, o museu publica alguns desenhos selecionados em seu Instagram e os autores recebem um vale Amigo MASP grátis.

Pois a primeira obra escolhida para inspirar foi “O escolar” (1888), de Vincent Van Gogh. Essa pintura foi restaurada entre 2018 e 2019, no Museu Van Gogh, em Amsterdã, com recursos da campanha de doação de imposto de renda do MASP.

Também pelo Instagram do MASP, seguidores podem acompanhar apresentações ao vivo de conversas entre curadores do museu e convidados. Em outra publicação nossa, você pode ver mais detalhes do MASP Desenhos em Casa e outras atividades online promovidas pelo Museu

Mas, é pelo YouTube que volta à cena a série Osesp MASP, agora online e gratuita. A série promove diálogos entre música clássica e grandes obras do Museu. As apresentações são mensais. Todos os detalhes da série Osesp MASP podem ser conferidos em publicação especial sobre o evento.

No entanto, se antes de tudo quiser dar uma espiadinha no acervo permanente do MASP e outros museus, siga nossas dicas de museus brasileiros sem sair de casa. Com informações e links diretos para visitar os museus pela internet.

Atrações culturais gratuitas na internet: exposições do IMS

Vídeo de montagem da exposição de Paz Errázuriz

Entre outras atrações culturais gratuitas na internet, destaco os vídeos disponibilizados pelo Instituto Moreira Salles (IMS), sobre algumas de suas belas exposições fotográficas. Uma delas é a inédita mostra da chilena Paz Errázuriz (Santiago, 1944), que teve de ser adiada devido à pandemia de Covid-19.

Infelizmente, ainda não há previsão de abertura da exposição, mas é possível dar uma boa olhada no trabalho da fotógrafa assistindo ao vídeo de Maria Clara Villas (acima), que registra todo o processo de montagem da exposição.

Paz Errázuriz começou sua carreira autodidata durante os anos 1970, quando se instaurava no Chile a ditadura militar de Pinochet. Além disso, achei interessante saber que a base do processo criativo dela é a convivência e respeito mútuo com os fotografados.

Pois que nesta primeira grande retrospectiva da artista, vemos, quase sempre em preto e branco, pessoas em hospitais psiquiátricos, travestis, prostitutas, pessoas em situação de rua, entre outros.

Referências:

  • Texto redigido e editado pela jornalista Michele da Costa.
  • Com informações das assessorias de imprensa e disponíveis nos sites das instituições mencionadas em 27 de Abril de 2020.
  • MASP: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.