Animação conta história de um menino sonhador, de Bauru-SP, que acabou liderando o desenvolvimento do primeiro avião comercial produzido no Brasil e a criação da Embraer, na década de 1960. Assista aqui!

O curta-metragem ‘O voo do impossível’ é uma animação produzida pela Embraer, em comemoração aos 90 anos desse menino: Ozires Silva. Por isso, a estreia ocorreu no dia do aniversário do engenheiro, em 8 de Janeiro de 2021.

Em 14 minutos, a animação conta a trajetória de Ozires desde a infância, ao lado do inseparável amigo Zico, até a carreira de oficial da aeronáutica. Foi quando viu o sonho de poder fabricar aviões se tornar realidade. Então, por essa fundamental contribuição para a história da indústria aeroespacial brasileira, Ozires é considerado um ícone do segmento.

Mas essa história começa no início da década de 1940, na cidade de Bauru, quando os dois amigos (Ozires e Zico) conversam sobre aviação em um banco de praça. Eles não entendiam porque o país de Santos Dumont não produzia seus próprios aviões.

Assim, o jeito que encontraram para tentar mudar aquela realidade foi estudar para se tornarem pilotos e, depois, procurar uma escola de engenharia aeronáutica.

Animação 3D para contar sobre primeiro avião comercial produzido no Brasil

Sonho de meninos vira realidade, com o primeiro avião criado no Brasil, na década de 1960.
Sonho de infância que se tornou realidade

Então, a possibilidade de reviver uma história real com uma abordagem divertida e atraente fez com que a animação 3D fosse a opção ideal.

Embora a expectativa inicial remeta a um filme infantil, a direção buscou aplicar conceitos do cinema clássico na estética audiovisual.

Dessa forma, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas de registros da época, para criar uma atmosfera realista e humanizada.

‘O voo do impossível’ está disponível gratuitamente nas mídias sociais e canais oficiais da Embraer, mas pode ser assistido aqui mesmo, a seguir.

Assista o curta-metragem “O Voo do Impossível”, da Embraer

Curta-metragem O voo do Impossível, do Canal da Embraer no YouTube

Para planejar sua próxima viagem, a lazer ou negócios, conte com os serviços da agência Embarque40Mais Viagens!

Sobre Ozires Silva, personagem central da história do 1º avião produzido no Brasil

Então, Ozires Silva nasceu em 8 de janeiro de 1931, em Bauru-SP, e em 1948 entrou para a escola preparatória da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro. Foi lá que recebeu sua licença de piloto militar, quatro anos depois. Assim, em 1959, mudou-se para São José dos Campos-SP para ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Se formou em Engenharia Aeronáutica em 1962, quando passou a liderar o Departamento de Aeronaves do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA). Mas foi em 1965 que iniciou o projeto IPD-6504, que se tornaria depois o avião Bandeirante, o primeiro avião comercial criado e produzido no Brasil.

Assim, para viabilizar a fabricação do Bandeirante em escala, também promoveu, ao lado de um grupo de visionários, a criação da Embraer, em 1969. Por isso, Ozires foi o diretor-superintendente da companhia estatal até 1986, quando aceitou ser presidente da Petrobras.

Mas, após dois anos como Ministro da Infraestrutura e Comunicações do governo Collor, retornou para a Embraer em 1992 e presidiu a companhia até sua privatização, em 1994.

Ozires Silva assumiu a presidência da Varig, em 2000. Logo em seguida, em 2003, criou a Pele Nova Biotecnologia, focada no desenvolvimento de inovações terapêuticas e dermocosméticas a partir da biodiversidade do Brasil. 

Então, nas últimas décadas, Ozires se tornou uma voz ativa no país em prol da educação, escrevendo diversos livros e artigos sobre o tema. Hoje é presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação, em São Paulo. 

Homenagem ao engenheiro Ozires Silva, que liderou equipe responsável pelo primeiro avião criado no Brasil
Ozires Silva recebe homenagem

Ficha técnica da animação “O voo do impossível”:

  • Curta-metragem: O voo do impossível;
  • Gênero: Animação;
  • Direção: João Marcos Massote;
  • Roteiro: João Marcos Massote, Bruno D’Angelo e Isa Sian;
  • Produção executiva: Bruno Mask / Mono animação e Bruno D’Angelo / WIP;
  • Direção de animação: Eduardo Nakamura;
  • Diretor técnico-histórico: Claudio Lucchesi.

Referências: Texto sobre animação que conta história do primeiro avião comercial produzido no Brasil foi editado pela jornalista Michele da Costa. Com informações e imagens da Assessoria de Imprensa da Embraer.

Se gosta de voar, também deve se interessar por nossa publicação sobre o que mudou nas viagens de avião em tempos de coronavírus.